Tentei enumerar meus pensamentos e senti vontade de poder lembrar
de todos eles, acho que pensei algumas boas coisas pela manhã.
Mas já faz tanto tempo pra lembrar... deixei-os no ar, pro ar. (...)


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Resumo Cap 16 - Luz e Cor - História da Arte - Gombrich

Veneza, Itália Setentrional no Início do Séc XVI

A arte italiana só perde para a a própria arte de Florença, da próspera Veneza, aonde houve maior aceitação do estilo da Renascença e formas clássica, construções por obra e graça de Brunelleschi.Um dos edifícios mais característicos desse estilo é a Biblioteca de S. Marcos, feita por Jacopo Sansovino, característica do gosto que tornou famosa a arte veneziana quinhentista. A atmosfera das lagunas, que parece nublar os contornos nítidos dos objetos. Os pintores da Idade Média não estavam mais interessados nas cores "reais" das coisas do que em suas formas reais gostavam de espalhar as cores mais puras e mais preciosas que pudessem obter — sendo o ouro brilhante e o impecável azul ultramarino uma combinação favorita. 

Giovanni Bellini, Igreja de S. Zacarias, representou a Virgem Maria como na tradição, ao lado de santos, enchendo de vida esse simples arranjo simetrico, por conta do jogo de luz e cores quentes. Giovanni Bellini pertenceu à mesma geração de Verrocchio, Ghirlandajo e Perugino, os grandes mestres Cinquecento.

Giorgione, desenvolveu-se o gosto pela ilustração de histórias idílicas de amor pastoral, e retratar a beleza de Vênus e das ninfas era um dos temas prediletos.

Ticiano (c. 14857-1576) tinha 99 anos de idade quando morreu de peste. Um pintor cuja manipulação da tinta igualava a mestria de Miguel Ângelo no desenho.Subverteu as regras de composição, esperariam, no início, que sua pintura fosse considerada assimétrica e desequilibrada (Por ex: deslocou a virgem maria do centro do quadro e colocou dois santos. Não como um simples arranjo simétrico, mas como se os santos participassem da cena.) Na realidade, é o oposto, Ticiano trouxe animação e harmonia para a arte. A sua maior Fama deve-se aos retratos. Dava aos retratos a convicção de que iriam continuar vivos. Era "progressista" e o mais audacioso inovador.

Correggio, explorou a descoberta de que luz e cor podem ser usadas para equilibrar formas e dirigir os nossos olhos na direção de certas linhas.Há uma característica das obras de Correggio que foi imitada em todos os séculos subsequentes: é o modo pelo qual ele pintou os tetos e cúpulas de igrejas.Os maiores mestres da cor aprenderam o segredo de transmitir luz, mesmo com algumas pinceladas de tons escuros.

"— Por que não ter memórias? Os buracos negros, eu quis dizer. Mas fiquei quieto, desejando apenas ter um disco qualquer de cítara tocando para que nesse momento pudéssemos interromper a conversa para prestar atenção num acorde qualquer entre duas cordas, mais um silêncio que um som. Sempre podíamos ouvir a chuva, seu bater compassado na vidraça. Ou acompanhar com os olhos as gotas escorrendo atrás do roxo e do amarelo. De pontos diferentes, às vezes duas gotas deslizavam juntas para encontrarem-se em outro ponto, formando uma terceira gota maior. Mas talvez ele achasse tedioso esse tipo de diversão. —Ter memórias — repeti." Caio F.